18.8.11

A árvore da vida

Ontem foi um dia especial, um dia de encontros.
Ter a oportunidade de fazer algo que se gosta muito, com pessoas especiais e que se gosta muito também é valioso, é importante, pra mim é a essência, a linha que tece o sentido da vida.


O encontro

Assistir esse filme com a minha irmã, sabendo que ela estava lá na mesma sala e passando pela mesma experiência, do jeito único e através das lentes dela, mas com uma conexão inegável, enxergando ampliado sentimentos, sutilezas que são gigantes no universo das crianças, de irmãos, e isso o filme faz com um primor que adjetivos como perfeito e forte se tornam pequenos.

Algumas cenas são tão concisas, limpas, numa exatidão para mostrar o mínimo essencial, e ao mesmo tempo tão exuberantes numa fotografia de doer de tão linda, em atuações inacreditáveis de tão verdadeiras,  e olhares, os olhares são avassaladores.

É inútil tentar colocar em palavras, elas são poucas, digo isso completamente rendida à arte que é o cinema, sempre fui, mas isso é incontrolável durante esse filme. É como se fosse possível trazer para um único espaço e tempo, 138 minutos e uma tela, toda a sensação de uma vida, mais, da origem da vida, do que somos, como crescemos, como entramos nas regras da vida em sociedade, em família, como nos relacionamos com Deus, com o imponderável, como fazemos parte de uma lógica ilógica sendo confrontados desde o nascimento com limites, amor, milagres, brutalidade, com vida.

Além da Ju, estavam presentes grandes amigas/grandes pessoas, muito queridas, cada uma a sua maneira, talvez até de jeitos opostos, mas de uma vontade e sinceridade para o amor idênticas.


Renata, doçura, leveza, carinho, amo tanto essa menina.

Natália briguenta, corajosa e leal, até numa discussão com um mendigo ela defende a dignidade e a justiça, louca, linda!!

Ana uma pessoa que tenho tantas, muitas mesmo, coisas em comum, que admiro e com quem aprendo diariamente, mais de longe do que gostaria, através desse mundo virtual louco, ela é mais ou menos uma professora de cinema pra mim, tenho vontade de assistir tuuudo que ela comenta em seu blog Organizando o caos.

A Juliana, que conheci ontem, mas que parece que já conhecia, por causa do blog Sentir por escrito, muito legal ver em carne e osso uma pessoa que pra mim era, ou ainda é, um mosaico de pensamentos e palavras que fazem sentido, que me causam empatia.

E a Fernanda, um amor de pessoa, linda e cheia de luz, que não assistiu o filme, mas que vai assistir depois com certeza, e que chegou a tempo pra nossa conversa desordenada, maluca, estávamos todas meio perplexas. E que além da sua presença, me deu um livro de quadrinhos lindo, adorei, já li junto com o Caio ontem as primeiras páginas, e já elegemos alguns dos nossos favoritos, depois te mostro, obrigada!!! Você e os quadrinhos são demais!!!


Sobre o filme, pensei em muitas outras coisas, depois quero organizar melhor isso, escrever uma resenha mesmo, mas acho que preciso assistir novamente, é muita coisa, muita intensidade, muita história. Como a Ana disse, é preciso uma noite pra ficha cair, acho que preciso de mais noites...

A ÁRVORE DA VIDA (The tree of life). Estados Unidos, 2011. Direção: Terence Malick. Com Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Joanna Going. 138 min.

Um comentário:

  1. Querida Yuna,
    Foi mesmo muito especial tudo. O encontro, e ele ocorrer com um filme destes! Não deve ser coincidência, como mostra este seu texto. Aliás, depois de ler o que você escreveu acima, me dei conta de como nossa escrita pode transformar as lembranças. As palavras que escrevemos tem poder. Você, por exemplo, conseguiu aqui colocar candura na minha memória daquele dia. Adorei.

    Grande beijo.

    ResponderExcluir