1.11.12

angústia é bom sinal!

nem sempre angústia e sofrimento é algo ruim, pode ser que você apenas não tenha se acostumado, ainda ou nunca, quando vamos crescendo muitas verdades absolutas caem por terra:

1. ter família é ter mãe, pai e irmãos todos no mesmo espaço: muitas vezes somos muito mais família separados. eu só tive meu pai de verdade depois que ele saiu de casa. só pude voltar a ser amiga da minha mãe quando me mudei. hoje sou família de dois, muito mais inteira e completa do que quando só vivia a esperança de uma família de composição supostamente correta.

2. ser feliz: nossa ideia do que é ser feliz muda tanto, tanto quanto os planos que realmente serão um dia realizados. ser feliz nem sempre é tudo. ser feliz muitas vezes está ligado diretamente a algo que não podemos alcançar, colocamos nossa felicidade onde não podemos estar. colocamos essa ideia de felicidade como um objetivo, um fim, quando na verdade só chegaremos perto dela se enxergarmos todo o caminho, a importância de cada passo, como a vida é feita na verdade de muito cotidiano e se esse cotidiano não tiver espaço para pequenas alegrias, sutilezas, contato real, troca, carinho, cumplicidade, só estamos queimando tempo correndo apressados pra um destino improvável e fora do nosso controle.

3. a vida precisa ter sentido: que sentido que nada, a vida precisa é ser vivida. essa coisa de sentido deve ser invenção de algum utilitarista. o sentido afinal muda o tempo todo. pode ser que a vida precise sim é ter significado, significado para você, para as pessoas que gosta e isso independe de qualquer lógica, plano ou tentativa de controlar o destino das coisas.

4. só está bom se estiver perfeito: perfeição é uma bosta, não serve pra nada, quase sempre a obrigação de ser perfeito é o que nos trava, nos deixa covardes, medíocres, sempre esperando e esperando, enquanto o tempo vai se queimando sem enxergarmos tudo de bom que já existe, que já pode ser feito e mostrado para o mundo. perfeição é atraso de vida, é desculpa esfarrapada para nunca estar pronto. pessoas perfeitas, se existem, são chatas pra caramba.

5. ter paciência é bom: posso dizer que pertenço a uma família de tradição extremamente paciente, pessoas pacíficas, de ambição moderada pra baixo, um tipo de gente que você olha e pensa "gente boa" ou "boazinha". o "gente boa" tudo bem, é simpático, mas o "boazinha" é um horror, por favor não quero mais ouvir esse tipo de insulto. boazinha significa: aceita qualquer coisa, entende tudo, deixa passar por cima, é feita de boba o tempo todo, sempre passando a mão na cabeça e dizendo amém. tá, tá, mas chega, já deu, paciência demais num mundo injusto demais significa ser feito de idiota demais. então, levantar as mangas e esbravejar, mandar para os infernos, sair batendo os pés, gritar por seus direitos e não aceitar nada menos do que o justo é muito bom e necessário, faz bem para a saúde, autoestima e respeito próprio. então "gente boa" vamos tratar de brigar mais, falar mais alto e firme e fazer valer nossa presença no mundo.

Tudo isso, pra passar esse vídeo de um programa muito bom, que vive falando sobre todas essas coisas. Provocações:



E não, a gente não se acostuma, por favor não.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. confesso que lembrei de uma certa palavra porque você a usou outro dia!! rsrs

      Excluir
  2. Reparei que é um quebra cabeça: ou vc monta ou não monta. E se monta, o desenho é da escola artística mais brega; é o tipo de texto parnasiano: fala lindo, não diz nada. Qualquer semelhança é mera coincidência :)

    ResponderExcluir
  3. Que belo preâmbulo (ou, de acordo com a arte da prolixidade, seria prolegômenos?!). Sei que já escrevi demais, mas fica uma música pra trilhar: http://letras.mus.br/engenheiros-do-hawaii/45768/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o seu texto pareceu tão mais lindo quando você o traduziu pra mim! posso estar errada, mas acredito que as ideias são ainda mais belas que as palavras, quando a ideia chega ao expectador é que a magia acontece!

      minha lindinha rebuscada favorita!! rsrs

      Excluir
  4. Yuninha, Yuninha, não siga o caminho Vitarossiano. Deixe as amarguras de lado e escreva palavras doces, porque o grande segredo não está em criticar o que é errado, mas sim em elogiar o que é certo. E digam o que disserem, certo e errado existe; as pessoas boas, e não as boazinhas, sabem disso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o espaço da doçura sempre será preservado, não só em palavras, mas em gestos também. o que muda é a direção e o jeito, que não é mais só para fora/para os outros, é comigo antes de tudo. elogiando o que é certo pra mim! e o que é certo? algo como o que vc escreveu em seus sapatos uma vez.

      Excluir
    2. Então eu tenho uma pergunta muito simples pra você: O que é a vida? risos

      Excluir