20.1.11

calamidade, chuva, natureza ideal, hipocrisia, responsabilização

responsabilizar criminosos, sim, nunca fui adepta a perseguições, mas está mais do que na hora de apontar os verdadeiros culpados!

essa nova onda de dividir responsabilidades com todos, de realizar campanhas para que as pessoas não joguem lixo em lugar inadequado, não ocupem lugares indevidos, chega de hipocrisias, chega de tanta cegueira, não podemos mais nos deixar levar por essa maré de injustiça, de calamidades, uma após outra, e a culpa fica para a chuva, para os desastres da natureza, para os ocupadores "irresponsáveis", para os cidadãos!?

mas que absurdo, indignação!!!! só consigo pensar nessa palavra...

que o homem é grande responsável pelas mudanças climáticas drásticas e irreversíveis, está certo, concordo, mas de que homens estamos falando? os pobres miseráveis, expulsos da cidade pela especulação imobiliária!? não é possível que uma pessoa construa sua casa no lugar mais perigoso, gastando toda sua energia e dinheiro contado, tentando construir um lar, um abrigo, um teto por pior que seja, mas que permita a sobrevivência, que permita que consiga chegar no trabalho para ganhar seu dinheiro pra comprar o reboco da parede, a telha, consertar a rachadura cada vez maior, cada vez mais brutal, será possível que uma pessoa faz isso por opção!?

chega desse discurso hipócrita, doem os ouvidos, tragédias estão acontecendo, mais respeito com o que resta de dignidade, de inteligência, algum respeito por favor!

não estou falando só do Rio de Janeiro não, todo fim de ano é assim, em São Paulo, Sta Catarina, Minas, em tantos lugares quanto os de chão rachado pelas secas.... e assistimos nos jornais os apelos burgueses e indignados para ajudarmos essas pessoas necessitadas, para olharmos a violência contra a terra, contra a natureza, mas acima de tudo contra essas pessoas, que absurdamente são culpadas por sua própria desgraça.

ouvir um funcionário da defesa civil gritando, apelando, para que esse povo largue seus bens materiais para garantir sua sobrevivência, o mais importante são suas vidas, desculpa a grosseria, mas é o caralho, sair de sua casa para que!? pra ser tratado como um pobre coitado, indigente, podem acreditar essas pessoas ainda, sim ainda, tem seu orgulho, e se essas pessoas preferem morrer do que serem tratadas da forma que são... uma cesta básica de 30 reais, 3 meses de moradia indecente, resolvem a vida de alguém!?

sinceramente, respeito tristemente que essa pessoa prefira morrer.

ontem num jornal da cultura, tentando ver alguma notícia sem tantos apelos demagógicos, um historiador estava falando de como a especulação imobiliária manipula a política nas cidades, se apropria e desenha a cidade para atender seus interesses exclusivamente, aliando-se à políticos, bancando campanhas e trocando favores com as prefeituras e governos.
esse mesmo historiador destacou sobre a existência, em alguns países, de uma lei, lei da casa vazia, na qual em casos de catástrofes, enchentes etc. onde existir uma casa vazia ela será ocupada para abrigar as vítimas, quantos prédios imensos temos nos centros de nossas cidades completamente abandonados, inutilizados pela especulação imobiliária, com valores tão absurdos, compensando mais para os interessados que continuem assim, abandonados, vazios....

especulação imobiliária mesma, que está prestes a fechar o cinema Belas Artes, que já não deveria ser um patrimônio da cidade!? Capitalismo, sistema no qual o interesse particular está acima de qualquer interesse público.

desculpem-me por qualquer besteira que estiver falando, não tenho profundo conhecimento no assunto, mas não aguento mais ver essas notícias todas, tão incoerentes, tão manipulada por interesses particulares, fico pensando por que não estamos nas ruas indignados, gritando, fico pensando se estamos fazendo alguma coisa real, não estamos em manifestações por que? estamos fazendo alguma coisa melhor? não queremos olhar para os absurdos nos noticiários por que? estamos fazendo algo melhor, mais certo, menos injusto?

como se não bastasse, nesse mesmo cenário em que estamos vivendo, a legislação para preservar reservas naturais, lugares impróprios para construção, está sendo revista e tem uma proposta para alteração a caminho político para ser aprovada, contradição maior!? nessa proposta os limites para construção perto de córregos, rios e morros são ainda menores, ai meu deus, alguém consegue me explicar uma coisa dessas!?

chega de especulação pelo amor de deus, alguém pode me mostrar o caminho do controle político, pelo cidadão, isso sim, deixar nossos políticos a bel prazer e vontade de particulares não é mais possível, é preciso encontrar alguma voz, algum grito para frear tudo isso.

Um comentário:

  1. A maior parte do congresso, câmaras, é hoje em dia constituída por empresários, não vejo solução a curto tempo. Existem os corruptos, existem os corruptíveis, cada um procurando uma vantagem dos fatos. É uma questão cultural, educacional, profunda, familiar. Você pode fazer com que seu filho não seja nem corrupto e nem corruptível, pra que isso não se espalhe. Sabe a batida história do "sistema", que de tão batida é quase DNA na história brasileira, só um vírus pra começar a destruir isso, como? Não sei se dá tempo de agir antes de ser destruído. E isso não é um exagero...

    ResponderExcluir