9.10.12

em três tempos


ilustração de Juli Ribeiro http://oafetoeacidade.blogspot.com.br/

"as peças que nunca se encaixam não param de rodar e rodar mundo a fora, pelas mesas de bares, salas de cinema, pelas ruas iluminadas de São Paulo. tenho a impressão de que sempre consigo ser a peça mais desencaixada, me envolvendo nas tramas dos outros, me complicando em histórias que não são minhas. nessa brincadeira perigosa vou fugindo de viver a minha, acabo sozinha, livre dos outros, presa aos meus medos e num treino irônico do destino vou praticando o desapego. praticando e praticando, o receio que fica é de me desligar demais de tudo, estar alheia como nunca estive, mais ainda do que aos 11 anos, em minha primeira melancolia consciente, persistente."

"sou dessas pessoas que se encanta com o sol, com a lua, com uma boa conversa, dou risada fácil e olhar um horizonte é um paraíso sem tamanho. gosto de ir seguindo sem hora marcada, ou de ir ficando pelo prazer de estar. qualquer brechinha de céu, pra mim, é felicidade! transporte tudo isso pra uma beirada de praia, os pés moldando a areia e já basta. me coloca num prédio, logo encontro alguém de olhinhos brilhantes também, se não tiver, um bom texto ou uma tela em branco pra escrever pode servir, se tiver música no ouvido vou ficando logo alegre. numa sala escura, projeção. na estrada, vento. na calçada, tempo. é sim, tão fácil ser feliz."

"a espera tem dois sentidos,
o da expectativa-frustração
e o da falta de razão.
não sei mais onde me perdi.

de repente me perder por caminhos inusitados
tem feito mais sentido,
tem sido mais prazeroso
do que insistir em caminhos do passado.

minutos eternos passam
sons do passado tocam
luzes ofuscam meus olhos
doloridos
tetos caem
pessoas passam e passam
apressadas
e incomoda os olhos a cada levantada pra ver
se é real, se existe, se é possível
e a cada constatação
um suspiro
uma esperança vã
e uma ligação estúpida
causa a irritação final"

“Feliz é a inocente vestal
Esquecendo-se do mundo e sendo por ele esquecida
Brilho eterno de uma mente sem lembranças
Toda prece é ouvida, toda graça se alcança”
Alexander Pope

2 comentários:

  1. Encucou com essas peças agora... Falei que meu blog faz mal pra cabeça...
    Mas a vestal não é feliz não; já disse o Vitarossi.
    E as ligações têm que ser prazerosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma das peças está com defeito! ela é medrosa demais! rsrs ;)

      Excluir