30.9.13

sobre confiar





quando soube que seria mãe, muita coisa mudou, a primeira foi reaprender a confiar, contra qualquer desilusão ou perda, aprender a confiar na vida passou a ser o mais importante.

confiar na vida, principalmente se você não é um fanático religioso, implica em confiar nas pessoas.

quando temos um filho é como se o alcance de nossas vidas se estendesse, estamos ligados a um futuro que nem conseguimos imaginar, e mesmo podendo controlar muito pouco, tentamos influenciar, para que de algum jeito seja possível acreditar que esse futuro será bom.

combinar isso com o realismo do amadurecimento não é nada fácil. combinar isso com o medo de ter um pedaço seu, que no início, ou talvez sempre, é um reflexo de suas fragilidades e forças, é ainda mais assustador. como dá medo enxergar suas fragilidades concentradas no ser que você mais ama e quer proteger. aí você entende, que precisa confiar em você também, mais do que nunca, porque o convívio e a cumplicidade são tão intensos, que é inevitável misturar tudo, os sonhos, os medos, as vontades, as crenças, o que há de melhor e de pior.

e então 10 anos se passam, o bebê gordinho e sorridente começa a se transformar num moço magrelo e comprido, que só quer fazer careta nas fotos e jogar vídeo game. conseguimos enxergar tão nitidamente como o tempo de criança é fugaz, piscamos e mais algum traço já se transformou. as situações em que ele terá que tomar suas próprias decisões vão aumentando e por mais tranquilo que seu filho seja, sempre vai ter uma briga na escola, uma nota ruim e os momentos que não teremos respostas fáceis. nessas horas,  todos os anos de lições cotidianas de muita paciência, amor, firmeza, fé, consciência, experiência, erros e acertos não passam de segundos. segundos num turbilhão de pensamentos e sentimentos de alguém que ainda não se deu conta de quem é e do que quer, de alguém que ainda é tão suscetível a todas as influências. nessa etapa é preciso confiar na trajetória como um todo, mais que tudo, confiar nessa pessoa que está se formando, no seu filho, que a cada passo deixa mais de ser um pedaço seu, pra ser um indivíduo, um pedaço da história toda.

e olha que ainda é só o começo!


3 comentários:

  1. O medo já é rotina, mas agora o controle é menor. Quanto mais dividida estou, mais tem de mim? Não, mais maluco eu fico! É, ainda é só o começo pra mim também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tabs você faz parte desse meu aprendizado em confiar na vida, nas pessoas, no acaso e no amor! Tenho certeza de que vai se sair muito bem nas continuidades, nos começos e recomeços. Sabe por que? Porque o amor transborda em todos os seus gestos, é bonito de ver e muito bom de sentir.

      o Heitor e a Sophia são uns sortudos! ;)

      Excluir
  2. palavras muito bonitas para descrever essa aventura que deve ser a maternidade :) Muitos Parabéns! Gostei muito de ler

    Alexandra

    ResponderExcluir