28.7.10

ser mãe é nunca ser suficiente

nunca, disse aqui outro dia que preciso aceitar não poder ser 100%, ser mãe e ainda ser humana é ter que aceitar não ser nem 50%, nem sei lá quantos %, o primeiro pensamento quando alguma coisa dá errado é que não fiz o suficiente, não fui suficiente, não dei conta, não prestei atenção, não tive a dedicação necessária...
resfriado, machucado no dedo, alergia, nota ruim na escola, briga com algum amigo, cara feia, cabelo no olho, roupa suja ou remendada, falar "não" sei lá quantas vezes por dia, ter paciência para dar explicação do que agente nem sabia que existia, comprar figurinha, trocar figurinha com marmanjo na Av. Paulista para completar álbum de mais de 600 caras de jogadores que vc e seu filho nem fazem ideia de quem são.
ah, mas isso é o dia a dia, a gente vai tropeçando mas vai...
a agonia é no dia em que um médico que não tem a menor noção do seu caminho até chegar lá, olha no relógio e da uma respiração pesada, nem olha na sua cara e nem olha para o rosto amassadinho do seu filho que sempre passa mal no ônibus, entra na sala na sua frente e olhando para a ficha, a consulta é ler ficha, prontuário, dar mais alguns rabiscos pra depois dizer que: a sua criança de 7 anos que está com todos os exames em ordem e que os tratamentos não surtiram o efeito esperado precisa fazer um procedimento simples para retirar a adenoide.
*tradução* como eu-mãe escuto essa frase: o meu filhinho, de SÓ 7 anos, que vai muito bem de saúde mas que vive com o nariz entupido e respirando pela boca, que teve que usar durante anos um puff irritante no nariz, que a gente nunca sabia direito se estava entrando realmente aonde deveria entrar, e que como não resolveu nada ele vai ter que passar por uma cirurgia, com anestesia geral, passar o dia no hospital, talvez a noite, voltar para casa todo enfaixado, com dor, sangue.
eu chorei na recepção na hora de marcar. não se preocupem, ele não percebeu.
posso parecer dramática, mas só venha me falar alguma coisa se vc for mãe e já tiver passado por isso.
ainda não decidi o que fazer, mas não tenho certeza se podemos passar por isso de novo no mesmo lugar...
minha ingênua esperança é encontrar um guru mágico que me passe uma receita de formigas fritas, patuá no pescoço e xarope bem azedo para nunca mais ver meu filho espirrar ou ter falta de ar.


Um comentário:

  1. Acho que mãe é tudo igual, tem umas neuras incuráveis. Tb troco figurinhas com estranhos, se vc precisar de mais, fale cmg pq tb estou precisando e a gente troca. O Sam tb tirou amídalas e adenoide c/ +/- 7 anos, depois disso ele ficou ótimo. Melhoras p/ o Caiuxo.

    ResponderExcluir